Doenças alérgicas como Asma e Rinite Alérgica, são bastantes comuns, principalmente em crianças. Sua prevalência, ou seja, o surgimento de novos casos, vem aumentando.
Vivemos em uma civilização em desenvolvimento e mudanças climáticas, poluição, alimentos cada vez mais industrializados, entrada precoce das crianças em creches, desmame precoce e outros fatores potencializam esse aumento de casos.
na época de inverno, crianças e adultos passam a apresentar mais exacerbações (crises) dessas, principalmente quando não estão sendo adequadamente tratados, causando idas mais frequentes a emêrgencias médicas alem do uso de várias medicações de urgência, prejudicando suas atividades diárias com faltas à escola e /ou trabalho.
O tratamento e acompanhamento das doenças alérgicas devem ser feitos por médicos especialista, que irá avaliar o melhor tratamento para cada paciente, orientando sobre o uso correto das medicações e o que fazer em caso de crise. Dessa forma, o paciente estará preparado para enfrentar suas crises e conviver bem com sua doença, uma vez que doenças alérgicas são doenças crônicas, que necessitam de tratamento a longo prazo. O objetivo do tratamento é fazer com que o paciente alérgico tenha uma vida normal ou bem necessitam de tratamento a longo prazo. O objetivo do tratamento é fazer com que o paciente alérgico tenha uma vida normal ou bem próxima disso.
Dra. Francisca Rosângela Araújo Castro www.alergiapneumologiainfantil.com.br
Sociedade Brasileira de Pediatria
Outros Artigos
Clique aqui para acessar a pagina de todos os artigos da Dra. Francisca Rosângela Araújo Castro
PEDIATRA NO SINDICATO
A Dra. Francisca Rosângela, pediatra, é também alergista e pneumologista na área infantil. A médica atende das 14 às 18 horas, na sede do Sindicato. Ligue e marque a consulta da sua criança.